terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O Rei na África em 1992



Durante o Mês da História Negra - Michael percorreu 30.000 milhas do continente Africano dentro dos 11 dias , onde visitou centros médicos, escolas, igrejas, orfanatos e 
instituições para crianças com deficiência mental.


A visita que teve início em 10 de fevereiro de 1992,Michael Jackson ele visitou a República do Gabão e foi escoltado durante as visitas a Abidjan na Costa do Marfim, Dar-Es-Salaam, na Tanzânia, Nairobi e Egito.

Na época, comentou-se que ele estaria fazendo um filme para sua coleção particular, Return to África.

Michael foi recebido por 100 mil pessoas ao chegar em Libreville, no Gabão. O presidente Omar Bongo o presenteou com a Medalha de Honra no Hall do Embaixador, no Palácio Presidencial.

A cidade de Oyen recebeu Michael com crianças segurando faixas em que se leu:

"Bem-vindo ao lar Michael".


No vilarejo minerador de ouro Krindjabo, na Costa do Marfim (oeste da África), povoado pela tribo Agni,Michael Jackson foi coroado "Rei de Sani" pelo chefe tribal Amon N'Djafolk.


Em Dar-Es-Salaan (Tanzânia), Michael Jackson foi convidado do presidente Ali Hassan Mwinyi. 


Michael Jackson viajou 48 mil quilômetros em 11 dias, mas suas excursões a hospitais, orfanatos, escolas, igrejas e instituições para crianças com deficiência mental RECEBERAM POUCA COBERTURA DA IMPRENSA. 



Durante esta sua viagem, Michael tornou-se alvo de críticas.
(Que novidade! Notícias boas não vendem!)

Robert E. Johnson, editor das revistas Ebony e Jet, um dos 26 convidados especiais que acompanharam Michael na viagem, fez os seguintes comentários sobre os ataques da mídia:

A MENTIRA:
"A viagem foi um desastre de relações públicas para Michael". 

A VERDADE: 
Foi uma vitória na qual ele teve mais espectadores que Nelson Mandela no Gabão e mais do que o papa na Costa do Marfim. 

A MENTIRA: 
"O cantor terminou sua viagem pela África mais cedo depois que uma simples escala provocou grande empolgação". 

A VERDADE: 
Os patrocinadores queriam que ele estendesse sua viagem para atender aos pedidos de visitas a todos os lugares. 

A MENTIRA: 
"Ele colocava sua mão sobre o nariz porque os povos africanos cheiram mal". 

A VERDADE: 
Ele, algumas vezes, tocava seu nariz, pois era um antigo hábito nervoso. 

A MENTIRA: 
"Ele não suportou o calor e voltou a Londres para uma consulta médica". 

A VERDADE: 
O calor nunca o incomodou. Seu médico pessoal, Dr. R. Chalmers, acompanhou Michael na viagem. 

A MENTIRA: 
"Ele se recusou a apertar a mão dos africanos". 

A VERDADE: 
Ele apertou as mãos de centenas de pessoas e abraçou e beijou crianças em hospitais e instituições para pessoas com deficiência mental. 

A MENTIRA: 
"Ele não é 'nem negro, nem branco' e não é um bom exemplo para as crianças". 

A VERDADE: 
Após Michael fazer uma prece na Basílica de Nossa Senhora da Paz, na Costa do Marfim, um menino de nove anos exclamou: 'Michael é amor, amor, amor! Eu quero ser como ele". 


África nas palavras de Michael:

'No mais profundo do meu coração, eu realmente amo a África e eu amo o povo da África. É por isso que, sempre que eu tiver a chance, eu e as crianças, pulamos no avião e voamos para a África e nós vamos de férias para lá. . Eu gasto mais de minhas férias na África do que em qualquer outro país. E ah, nós amamos as pessoas e amamos o meio ambiente.

Topograficamente é um dos lugares mais bonitos na superfície da Terra. Eles nunca mostram as praias arenosas com açúcar branco, e ela está lá! E eles nunca mostram o belo, o paisagismo, nunca mostram os edifícios, a metrópole - Johannesburg, Cidade do Cabo, Quênia, Costa do Marfim, Ruanda, como o lugar é lindo! E é realmente belíssimo! 

E eu quero aumentar essa consciência com o que estou fazendo e ela foi o meu sonho por muitos e muitos anos. O mundo teve inveja da África durante muitos séculos, pois os recursos naturais são fenomenais. Ela realmente é o alvorecer da civilização. Muito da nossa história bíblica é bem ali na África. E o rei Tut, todas as grandes civilizações - estão logo ali na África. O Egito é na África! E eles sempre tentam separar os dois, mas o Egito é África!' 

Michael Jackson

































Michael tem 33 anos. Ele me fala sobre a existência na Terra e reencarnação. Eu, então, lhe pergunto com quantos anos ele partiria. Visionário sem saber, ele respondeu com um sorriso: "Aos 50 anos!"

A história do encontro de Michael Jackson com o escritor e jornalista Gonzague Saint Bris

''Isso foi em 1992, quando Michael Jackson decidiu fazer a longa jornada para encontrar suas raízes no continente africano para descobrir suas origens, em Gabão e Costa do Marfim. 

Ele pediu para ser acompanhado por um escritor e jornalista, que era eu. Quando o avião de Michael Jackson, um Boeing 707, partiu de Los Angeles e pousou na pista do aeroporto de Libreville, um homem deu seu último suspiro... ele é o escritor negro norte-americano Alex Haley, o lendário autor desta obra-prima - que também é um best-seller - Roots.

Na avenida beira-mar, em Libreville, um enxame de adolescentes gritando invadiram nosso Cadillac cor de cacau. 

Michael irradia: "Este é o meu retorno ao paraíso!" Chegou a este continente apenas uma vez, em 1974, no Senegal, com seus pais. 

Michael na África em 1974 

Têm milhares de crianças que estão por trás da limusine de Michael Jackson. Em pé, arqueado, com um casaco com a imagem do Mickey nas costas, ele lhes dá seu sorriso irresistível.

Agora, o carro segue a beira-mar e a multidão heterogênea faz sua aparição gloriosa com um rugido de amor. O casamento com suas raízes africanas está apenas começando.


Nunca tinha visto uma multidão tão disposta desde o advento de Nelson Mandela. Michael anda livre e gracioso nesta visita de Estado real e é levado a uma recepção no palácio presidencial de Omar Bongo, nos salões dos embaixadores.


Com o presidente Omar Bongo e o escritor Gonzague 

Com Edith Bongo, a esposa do presidente 

Mas antes das cerimônias oficiais, Michael exigiu seu encontro com seu mundo real e seu universo eleito, as crianças. Para eles, um encontro foi realizado no Hotel Intercontinental. Michael entra com Brett, um de seus primos. 

Com Brett Barnes 

Michael está impressionado com essas crianças que, para ele, apresentam a febre local e a dança étnica. Uma jovem, Fang, 13 anos, balança na frente dele e depois de sua demonstração, sopra orgulhosa em meu ouvido: "Eu o toquei."

À noite, jantamos juntos e sozinhos. Nós tivemos uma conversa sobre seus temas favoritos, o Renascimento, Michelangelo e Leonardo da Vinci. 

Eu lhe contei sobre a festa dada por Leonardo ao rei da França, no Chateau du Clos Lucé, em Amboise. Esta casa oferecida pelo mestre toscano Francis vei a se tornar a casa de minha família. 

"Não tem outra história de Leonardo?" Ele ainda quer discutir e ouvir. 

A noite estava bem avançada, mas lisonjeado com seu pedido, eu prossigo. Conto-lhe uma sobre A Última Ceia

No segundo dia, começamos nossa descida para Ogooué. Nós mergulhamos no mais profundo da África e visitamos uma missão cristã. As crianças trazem flores e serpentinas... "Bem vindo ao lar, Michael" 

O ídolo é de extrema sensibilidade. Faz um discurso comovente. 

Como guarda-costas do homem que iria para Abidjan para ser coroado rei Sanwi, um personagem me intriga particularmente. Este é o chef da lenda viva, barba negra, turbante e sari branco imaculado. 

Já em Libreville, o digno hindu foi ofendido em sua profissão. Foi apresentado com placas de alumínio para servir o seu mestre vegetariano. Agora, ele me diz que elas escurecem ao cozinhar legumes. 

Agora, ele é consolado. Ele finalmente encontrou potes adequados inoxidáveis para ele. Por acaso, eu aprendi que o hindu é, na verdade, um cozinheiro italiano autêntico. Atenção, as roupas não fazem o guru! 

Durante a noite, Michael, que assiste a vídeos bem depois do anoitecer, pediu por desenhos animados. Nós encontramos fitas em francês, mas ele recusou. 

No dia seguinte, nós mergulhamos profundamente no país profundo da província Woleu-Ntem - é o país da floresta em Fang. 

Sou movido por sua escolha: uma visita a uma missão cristã a paróquia deSainte-Thérèse d' Ango, fundada pelos Padres Brancos nos anos 20. 

Nesta igreja, nesta escola, neste pequeno seminário de St. Kizito, sempre presentes as crianças com flores e bandeiras: 'Bem vindo ao lar, Michael!'' 


12 de Fevereiro, Michael vai do hemisfério norte, que está localizado na cidade de Oyem, ao hemisfério sul onde se junta a Franceville. 

Não vamos viver a experiência milagrosa de verdadeiro regresso à casa, com a descoberta do majestoso vale Ogue, que irriga seus afluentes em todo o norte do Gabão. Estamos ambos fascinados pela beleza serena desta bacia hidrográfica, que é um grande reservatório de água. 

Contei-lhe sobre o francês naturalizado italiano, Pierre Savorgnan de Brazza, nascido em Castel Gandolfo, que estava convencido que a montante do rio fazia junção com o rio Congo. 

Aqui, Lambaréné Albert Schweitzer fundou a sua famosa colônia de leprosos em 1913. E Michael descobre Franceville, com suas cachoeiras ecayons. Este é o lugar onde eu vou assistir a uma cena alucinante. 

Os pigmeus, que nunca deixam suas cabanas redondas, saem para ver Michael. Eles vêm dançar. Precedida por um trovão, uma chuva tropical cai como um sinal para o delírio da dança. 

Michael está fascinado. Sentado em um banquinho, como um chefe tribal na selva, ele se move ao ritmo do batedor de tambor. Imerso no coração de suas raízes, o Rei do Pop vibra todas as suas células. O momento é mágico. 

No café da manhã, ele me conta sobre sua paixão por Nicolas Poussin: "O que você vê não é o que é pintado, e o que é pintado, não é o que você vê .'' 

Antes de voar para Abidjan, ele me recebeu em sua suíte salmão no Okoume Palace. Naquela noite, segurando em sua mão direita que estava sobre uma Bíblica de capa preta, me confidenciou: 

"As pessoas pensam que me conhecem, mas eu sou uma das pessoas mais solitárias no mundo. Eu tenho um esquema com o tempo que provavelmente não é fácil de entender. Eu sou uma alma antiga em um corpo jovem." 

Ele tem 33 anos. Ele me fala sobre a existência na Terra e reencarnação. Eu, então, lhe pergunto com quantos anos ele partiria. Visionário sem saber, ele respondeu com um sorriso: "Aos 50 anos!" 

Em um país onde os costumes são expressos através de máscaras, ele deixa a sua de lado e me conta a verdade sobre o seu rosto pálido. 

"Minha maior alegria é saber que eu posso escolher o meu rosto. Uma vez feito isto, não se pode deixar de olhar no espelho e se sentir sublime." 

Passamos da floresta tropical para as savanas. Búfalos, gazelas e antílopes o fascinam. 

"Aqui é tão bonito que cada olhar deve ser preservado!'' 

Ele é seduzido pela beleza das mulheres. É no meio do coaxar dos sapos e grilos que ele me fala sobre a sua maneira de fazer música. As canções vêm a ele em seus sonhos. Como ele não conhece teoria musical, ele grava o que ouviu. 

Uma manhã, em um pequeno trecho do rio, três meninas tocam tambores. Michael: "Quando a música está tocando, ela me toma, os instrumentos me levam e me controlam.'' 

O sonho dele é proteger a Terra. Mais tarde, ele cantou Earth Song para lutar contra o desmatamento, a poluição e a crueldade contra os animais. 

Durante esses dias no coração da África, descobri um homem de palavra, totalmente feliz e livre. Um encontro maravilhoso com um homem adulto. 

No Lekoni Palace Hotel, Michael Jackson não dorme. Sem dúvida, ele agora sabe que os Bakotas - uma etnia do norte do país - ... dizem que eles se metamorfoseiam - como no vídeo - em panteras! Talvez ele tenha aprendido que o papagaio cinza do Gabão com cauda vermelha é o que melhor imita o tom de sua voz. 

Durante a noite, ele mudou o plano e pediu, pela primeira vez, frango com bananas fritas cortadas bem finas. Às três horas da manhã, ele acordou ochef para pedir pão de madrugada, e ele chegou com cereais matinais encomendados. 

Às sete da manhã, quando eu saio na minha varanda, eu gosto da visão que tenho. Michael está lá, em sua varanda rodada, posando de perfil como uma figura de proa da África, silencioso e quieto, olhando para o amanhecer, para uma paisagem verde da estação chuvosa, banhada por uma névoa azulada. 

É ele com o nariz redesenhado e sua clivagem ao queixo, imóvel como uma estátua de sal em uma bandeja Batékés. No início, eu lhe dou M'bolo de boas-vindas. Ele me responde com um Samba amável. 

No culto dos ancestrais, Michael Jackson foi imbuído a contemplar a árvoreTorre Eiffel, cujos ramos voltam a transplantar o chão, pois são as raízes que têm conhecido o ar. 

Michael Jackson na África real, nadando em felicidade. 

Confissão de um mutante do século: "Eu me sinto como um estranho na vida, com as pessoas, todos os dias... É algo que eu estou tentando superar.'' 

Na África e no Gabão, ele conseguiu uma fusão em todos os momentos, cruzando com mais de 40 grupos étnicos, como se seu esplêndido silêncio e gestos fraternos falassem às multidões em sua única linguagem. 


Como foi tão bem escrito por Steven Spielberg: "Michael é um dos poucos inocentes no mundo.''

Eu vejo as mãos do cantor, que, em contraste com seu rosto, têm mantido os traços de sua jornada através do tempo. Suas veias estão inchadas e bastante expostas, devido ao ritmo louco da África sobre uma pele americana.

Entendo que foi dito sobre ele, certa vez, que ele era uma criança em um corpo de adulto. E agora eu começo a pensar: "Você já sofreu o suficiente, Michael. Agora, descanse a sua alma." Porque ele foi crucificado pela mídia.


Como Oscar Wilde escreveu: "Tudo o que é um símbolo fica por sua conta e risco."

Antes de nos despedirmos, ele me citou um antigo provérbio indiano: "Não julgue um homem até que você ande por duas luas em seus mocassins", que é o que eu tentei fazer por oito dias, durante os seus passos na África, e é isso o que eu nunca vou fazer: traí-lo.

Assim, foram suas últimas palavras. Um testamento para o passado, uma recomendação para hoje e um princípio para o futuro.''


*Gonzague Saint Bris é um escritor e jornalista francês, e publicou em 2010 um livro chamado Au Paradis avec Michael Jackson [No Paraíso com Michael Jackson] onde ele fala de momentos vividos com Michael Jackson, na África e na França.





*Na imagem acima, Michael em passagem pela França em 1997. 


Imagens da visita a África em 1992: 






Entrevista à "Ebony Magazine" em Maio de 1992.

Quando Michael Jackson era o vocalista e líder de 14 anos do grupo "Jackson Five", ele visitou a África pela primeira vez.

Dezenove anos depois, quando Michael, com 33 anos, saiu do avião em Gabon - uma nação do oeste africano, vizinha do Senegal – ele foi saudado por uma plateia excitada e gritante de estudantes que carregava bandeiras proclamando: “Bem-vindo ao lar Michael.”

Sons de tambores enchiam o ar novamente com o ritmo que fluía dos fãs que se reuniram no aeroporto e se alinharam nas ruas em ansiedade de ver o “Rei do Pop, Rock e Soul”, que mais tarde seria coroado “Rei Sani” no vilarejo do oeste africano.

A entrevista que Michael concedeu à Revista Ebony:

EBONY: Você tem algum sentimento especial sobre este retorno ao continente da África?

MICHAEL JACKSON: Para mim, é como o "amanhecer da civilização." É o primeiro lugar onde a sociedade existiu. Você vê muito amor. Eu acho que tem esta conexão por ser a origem de todos os ritmos. Todos. É o lar.

EBONY: Você visitou a África em 1974. Pode comparar o contraste entre as duas visitas?

MICHAEL JACKSON: Eu estou mais atento às coisas desta vez: às pessoas e como elas vivem e o seu governo. Mas para mim, eu sou mais atento aos ritmos, à música e às pessoas. É o que eu tenho notado mais do que qualquer outra coisa. Os ritmos são incríveis. Você pode dizer exclusivamente pela maneira que as crianças se mexem. Até os pequenos bêbês, quando eles ouvem a bateria, eles começam a mexer-se. O ritmo, a maneira como ele afeta a alma deles e eles começam a se mexer. A mesma coisa têm os negros da América...

EBONY: Como é sentir-se como um verdadeiro Rei?

MICHAEL JACKSON: Eu tento nunca pensar sobre isso, porque eu não quero que entre na minha cabeça. Mas é uma grande honra...

EBONY: Falando em música e ritmo, como você produziu as canções gospel no seu último álbum?

MICHAEL JACKSON: Eu escrevi "Will You Be There?" na minha casa, em "Neverland" na Califórnia... Eu não pensei muito para a escrever. É por isso que é difícil levar os créditos para as músicas que eu escrevo, porque eu sempre sinto que elas são feitas por uma força superior. Eu me sinto afortunado, por ser o instrumento pelo qual a música corre. Eu sou apenas a fonte da qual ela vem. Eu não posso tomar crédito por ela, porque é trabalho de Deus. Ele está apenas me usando como mensageiro...

EBONY: Qual foi o conceito para o álbum "Dangerous"?

MICHAEL JACKSON: Eu queria fazer um álbum que fosse como "Nutcracke Suite" de Tchaikovsky. Para que em cem anos a partir de agora, as pessoas estivessem ainda a escuta-lo. Algo que viveria para sempre. Eu gostaria de ver as crianças e adolescentes e pais e todas as raças em todo o mundo, centenas e centenas de anos daqui, ainda ouvindo as canções deste álbum e dissecando-as. Eu quero que ele viva.

EBONY: Eu notei nesta viagem que você fez um esforço especial para visitar crianças.

MICHAEL JACKSON: Eu amo crianças, como você pode ver. E bêbês.

EBONY: E animais.

MICHAEL JACKSON: Bem, há um certo senso que animais e crianças têm, que me dá uma certa corrente eléctrica de criatividade, uma certa força que mais tarde na vida adulta é perdida por causa do condicionamento que acontece no mundo. Um grande poeta disse uma vez. "Quando eu vejo crianças eu vejo que Deus ainda não desistiu do homem." Um poeta indiano da Índia disse isso, e seu nome é Tagore. A inocência das crianças representa para mim a fonte de criatividade infinita. Este é o potencial de todo o ser humano. Mas quando você se torna um adulto, você está condicionado; está tão condicionado pelas coisas que acontecem consigo e isto se vai. Amor. Crianças são amáveis, elas não fazem fofoca, elas não reclamam, elas têm apenas o coração aberto. Elas estão prontas para si. Elas não julgam. Elas não vêem as coisas pela cor. Elas são bem ingênuas. Este é o problema com os adultos, eles perdem a sua ingenuidade. E este é o nível de inspiração tão necessário e é tão importante para criar e escrever canções, e para um escultor, um poeta ou um escritor, é o mesmo tipo de inocência, aquele mesmo nível de consciência, que você cria. E as crianças o têm. Eu sinto isso facilmente em animais e crianças e na natureza. É claro. E quando eu estou no palco. Eu não posso me apresentar, se eu não tenho esse tipo de sentimento com a plateia. Sabe, o tipo de ação que causa e efeito, reação. Eles estão me alimentando e eu estou apenas agindo a partir da sua energia.

EBONY: E para onde está tudo indo isso?

MICHAEL JACKSON: Eu realmente acredito que Deus escolhe pessoas para fazerem certas coisas, da maneira como Michelangelo ou Leonardo da Vinci ou Mozart ou Muhammad Ali ou Martin Luther King foram escolhidos. E esta é sua missão. E eu acho que ainda não penetrei na superfície da qual está o meu propósito real de estar aqui. Eu estou compromissado com a minha arte. Eu acredito que toda a arte tem seu objetivo de união, entre o material e o espiritual, o humano e o divino. E eu acredito que esta é a verdadeira razão para a existência da arte e do que eu faço. E eu me sinto afortunado por ser aquele instrumento, do qual a música jorra... Bem dentro de mim eu sinto que este mundo do qual vivemos é uma grande, enorme e monumental orquestra sinfônica. Eu acredito que em sua forma primordial de criação, é som e não apenas som, é música. Você já ouviu a expressão, "música das esferas"? Bem, esta é uma frase literal. Nos Evangelhos, nós lemos, "E o Senhor Deus criou o homem da areia da terra e respirou dentro de suas narinas a respiração da vida e o homem se tornou uma alma viva." Esta respiração da vida para mim é a música da vida e ela penetra cada fibra da criação. Numa das canções do álbum "Dangerous", digo: "Life songs of ages, throbbing in my blood, have danced the rhythm of the tide and flood." Esta é uma declaração literal, porque a mesma música que governa o ritmo das estações, o pulsar dos nossos corações, a migração dos pássaros, o andamento dos oceanos, os ciclos de crescimento, evolução e dissolução. É a música, o ritmo. E a minha meta na vida é dar ao mundo, o que eu tive a sorte em receber: o êxtase da união divina pela minha música e dança. É o meu propósito, é o porquê de eu estar aqui.

EBONY: E sobre política?

MICHAEL JACKSON: Eu nunca entro em política. Mas eu acho que a música acalma a besta da floresta. Se visualizar células num microscópio e colocar música, você verá que elas irão se mexer e dançar. Afeta a alma... eu ouço música em tudo. [Pausa] Sabe… isto foi o melhor que eu disse em oito anos. Sabe que eu não dou entrevistas. Mas porque eu o conheço, confio em você. Você é a única pessoa em quem eu confio para dar entrevistas.

Entrevista à "Ebony Magazine", em Maio de 1992.

















Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...