quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Entrevista com Bruce Swedien


Uma entrevista com Bruce Swedien, amigo pessoal e engenheiro de som dos álbuns de Michael Jackson por longo tempo.


Como é trabalhar com o Rei do Pop, Rock e Soul? Como você descreveria uma típica sessão de gravação com Michael Jackson? 

- Bem, em muitas das canções que produzi com Michael, por exemplo... é maravilhoso, nós decidimos em que pedaço da música vamos trabalhar e eu então meio que começo a trabalhar um pouco sozinho, e então dou uma fita a Michael assim que consigo fazer o ritmo. Mas ele vem e fala: "Tá legal, mas vamos fazer assim...".Então e eu volto e trabalho na faixa um pouco mais. é meio assim, vai-e-volta.

Michael é tão profissional, é tão incrível trabalhar com ele. Fazer os vocais é demais. Ele tem ouvidos muito bons para tons. Michael é educado e carinhoso. Assim, ele diz: "Posso ouvir um pouco mais do piano nos fones de ouvido, por favor?". E então ele agradece. A indústria da música é um lugar onde você não costuma ouvir muito essas palavras. Essa é a razão pela qual eu totalmente respeito Michael, e por toda a qualidade musical.

Então... normalmente ouvimos uma música, ou uma "demo", e daí vamos decidir se a gravamos ou não. A partir daí, vamos atrás dos músicos e vamos fazer os arranjos e gravar. Então encaixamos a voz de Michael ou tentamos estruturar tudo para ver como fica e tudo mais, e assim que conseguimos estruturar tudo certo e encaixar a voz dele, começamos a "adoçá-la", terminando tudo. 

Fale um pouco mais do jeito que Michael grava e como ele se relaciona com as pessoas com quem ele trabalha:

- Nunca encontrei alguém que tenha trabalhado com Michael e que não tenha considerado isso uma experiência prazerosa. É muito fácil de lidar com ele no estúdio. Quando gravamos os vocais, raramente há mais que quatro ou cinco "takes" para a voz guia. Então a gente senta e dá uma arrumada, mas é pouca coisa. Eu tenho uma plataforma no estúdio, de madeira, uns 20 centímetros acima do chão. Michael fica nela. E ele canta e dança. 

E eu adoro ter o som dessa plataforma, porque o ritmo dele é impecável, e até mesmo quando eu faço sons de fundo, Michael faz pequenos sons e estala os dedos e bate o pé. E eu deixo isso na gravação. 

Uma vez, para um de meus seminários, fiz um pequeno mix dos background vocals de The Way You Make Me Feel e tirei todos os instrumentos para que a platéia pudesse ouvir todos os sons, e como eles se encaixam em toda a canção, porque quando você coloca o ritmo você mal pode ouvi-los. Mas eles estão lá, e são uma parte muito importante. 

Eu odiaria gravar com Michael e fazer o que chamo de "incisão cirúrgica", tentar fazer uma limpeza anti-séptica ou algo assim. Acho que perderia o charme. 

Trabalhar com Quincy Jones [que produziu Off the WallThriller e Bad] e Michael tem sido realmente uma experiência maravilhosa, não só porque trabalhamos muito bem juntos, mas porque somos muito amigos e porque formamos um time, e nossos votos contam igualmente. É assim que funciona, é fácil e nos divertimos muito gravando Off The Wall, Thriller e Bad.

Fonte: MJ Beats

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...