quinta-feira, 29 de março de 2012

A música que MJ gravou em solidariedade as vítimas do Tsunami










No início de janeiro de 2005, dias após a mais uma tragédia que se abateu no Planeta - o tsunami - Michael enviou uma mensagem que dizia:

"Minha família e eu gostaríamos de enviar nossas preces e compaixão, do fundo do coração, às famílias, amigos e entes queridos daqueles que, 
recentemente faleceram nesse terrível terremoto e tsunami.
As palavras não conseguem expressar adequadamente o choque, horror e luto que sentimos ao assistir às reportagens, nas quais pudemos ver a destruição em massa e todo o desespero.
É bastante doloroso, pois estive nessas áreas diversas vezes e me recordo de todo o carinho, gentileza e afeto que recebi das pessoas que lá conheci.
Gostaria de mobilizar todos os meus amigos e fãs para contribuírem com agências e c associações que estão empenhadas em prestar auxílio às vítimas do desastre. Em tempos como este, precisamos nos unir em espírito no intuito de ajudarmos.
Deus os abençoe. São meus sinceros votos. 
Michael Jackson."

Sobre o tsunami
O Tsunami, ocorreu no Índico, em 29 de dezembro de 2004. O terramoto teve o seu epicentro no mar, a oeste da ilha de Sumatra no Oceano Índico. O abalo teve uma magnitude de 8.5na escala de Ritcher, sendo o sismo mais violento registado desde 1960 e um dos cinco maiores dos últimos cem anos. Ao tremor de terra seguiu-se o Tsunami de cerca de 10 metros de altura que devastou as zonas costeiras. O Tsunami atravessou o Oceano Índico e provocou destruição nas zonas costeiras daÁfrica oriental, nomeadamente na Tanzânia, Somália e Quénia.
O terramoto foi causado por uma ruptura na zona de subducção onde a placa tectónica da Índia mergulha por baixo da placa de Burma. Este deslocamento pode parecer pouco, mas em condições normais as placas oceânicas movimentam-se com velocidade da ordem do milímetro por ano. A energia libertada provocou o terramoto de magnitude elevada, enquanto que a deslocação do fundo do oceano, quer das placas tectónicas quer dos sedimentos mobilizados pelo abalo, deram origem ao tsunami e alteração na rotação da Terra.
O número de vítimas, que era de aproximadamente 150.000, acabando por ser superior a 220.000. O governo da Indonésia suspendeu as buscas, ainda com 70.000 desaparecidos.

Os países mais afectados foram:
Sri Lanka, com milhares de mortos e milhões de desalojados, sendo o estado de emergência nacional declarado;
Índia, nomeadamente os Estados de Tamil Nadu, Andhra Pradesh e os arquipélagos Andaman e Nicobaronde algumas ilhas foram totalmente submersas;
Indonésia, ilha de Sumatra, no Estado de Banda Aceh;
Tailândia, especialmente as estâncias turísticas das Ilhas Phi Phi e Phuket;
Malásia;
Ilhas Maldivas, onde dois terços da capital, Malé, foram inundados pelo tsunami;
Bangladesh.
Michael também pretendia fazer uma música para angariar fundos às vítimas desse terrível acontecimento e chegou a se reunir comseu irmão Randy para iniciar o projeto. Os dois vídeos abaixo mostram os dois irmãos em estúdio, fato presenciado e depois mostrado por Geraldo Rivera.
Separei um trecho da entrevista concedida a ele por Michael e que foi transmitida em 5 de fevereiro de 2005, em que, apesar de frequentar tribunais para se defender de crimes que NUNCAcometeu, ele também encontrava espaço, tempo e energia dentro de si, para ser o artista que SEMPRE foi.
Michael encontrava tempo para PENSAR NA DOR E NO SOFRIMENTO DOS OUTROS, independente de qualquer coisa que estivesse acontecendo em sua vida.

Trecho e vídeos referentes à entrevista:

GR: E você acha que a arte tem um papel na vida real? Especialmente com relação a essa gravação e ajuda às vítimas do Tsunami?


MJ: Eu vi isso no dia seguinte ao Natal e como os números continuaram sua escala, simplesmente tornou-se fenomenal e eu nem podia acreditar que era verdade. Eu estava espantado. Eu disse, eu pensei que eu devia fazer alguma coisa. Foi pra isso que Deus me deu talento. Para dar e ajudar pessoas e retribuir. Então, meus irmãos e eu decidimos fazer uma música juntos...


GR: Você pegou o telefone e disse: 'E aí, manos'? O que você disse?


MJ: Randy e eu, nós simplesmente dissemos: "Oi, nós queremos fazer alguma coisa no estúdio para as vítimas do Tsunami. Vamos nos encontrar e organizar". E eles disseram: "Ótimo, vamos fazer".

FonteMichael Jackson Humanitarian

Nos primeiros minutos deste vídeo Michael conta sobre o que o motivou a fazer a música:







            A gravação:









Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...