quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A entrevista


Em Fevereiro de 1993 Oprah Winfrey teve autorização para ter acesso ao mundo de Michael Jackson, à sua casa no Rancho Neverland. Foi a primeira entrevista de Michael em 14 anos.

Michael teve a companhia e o apoio de sua boa amiga e estrela de filmes de Hollywood Elizabeth Taylor.
Embora no início da entrevista Michael tenha declarado que não estava nervoso e que “nunca fica nervoso”, disse.

Muitos tablóides publicavam rumores sobre Michael Jackson e nesta entrevista ele pôde esclarecer alguns deles. Como a fofoca que dizia que Michael havia comprado os ossos do elefante ou a que dormia em um tanque de oxigênio.

Ele também afirmou, pela primeira vez que a razão da sua cor da pele mudar de preto para branco foi por causa de uma doença de pele conhecida como vitiligo.

Michael cantou um pequeno trecho de "Who Is It". E mostrou seu vídeo mais recente na época, o vídeo da música do tempo "Give In To Me", e este passou a ser um dos singles de maior sucesso do álbum Dangerous ..

Foi registrado que este programa de TV foi assistido por mais de 90 milhões de espectadores nos EUA, um dos programas de TV mais visto dos últimos tempos. Depois de sua ida ao ar do álbum Dangerous disparou.

Uma transcrição completa da entrevista pode ser encontrada no capítulo 14 do livro "Michael Jackson, o rei do pop por Jel D. Lewis Jones".

Ele também inclui muitas outras entrevistas, assim como muitas outras informações e algumas fotos. Um livro é bem positivo.


*Minha opinião: Oprah teve oportunidade única de conhecer um dos seres humanos mais maravilhosos... Pena que ela até hoje não dê valor à isso.








Em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, em 1991, Michael Jackson, contou a suas versões das inúmeras histórias a seu respeito.

Oprah: Quando eu vi essas suas fitas, e céus, as juntando eu creio ter visto todos os vídeos feitos de você, e assistindo á essas fitas, especialmente na adolescência, você realmente tinha muita energia no palco. Você é tão feliz fora do palco como parece em cima dele?
Michael: Bem, o palco é para mim como a minha casa. Me sinto muito confortável no palco mas quando saio do palco, eu sou, muito triste.
Oprah: Sério?

Michael: Sim.

Oprah: E triste quando tudo começou, por que tão triste?

Michael: Sozinho, triste, tendo que encarar a popularidade e tudo isso. Existem horas que tenho muitos bons momentos com meus irmãos, guerra de travesseiros e essas coisas, mas eu estava, sempre chorando de solidão.

Oprah: Com qual idade isso começou?
Michael: Oh, muito pequeno, oito, nove.

Oprah: Foi quando se tornou famoso?

Michael: Sim.

Michael falou sobre o quanto se tinha que se dedicar ao trabalho e que não teve uma infância como as outras crianças.

Oprah: Eu falei com Suzane dePasse outro dia, e Suzane dePasse me disse que vocês trabalharam juntos na Motown e ela realmente o enfeitou inteiro e lhe arrumou roupas para o programa de Ed Sullivan. Nós falamos sobre você perder seu estímulo por isso ou se ainda não está perdido, não é?

Michael: Bem, especialmente agora eu compreendo - e - eu ia pra minha escola onde estudava durante três horas com um professor e imediatamente depois ia pro estúdio gravar, e eu
gravava por horas e horas até ser hora de dormir. E eu me lembro de ir pro estúdio gravar e ter um parque do outro lado da rua, e via todas aquelas crianças brincando e eu chorava porque me deixava triste porque tinha que trabalhar duro.


(...)

Oprah: Suzane disse que isso teve um duro preço. Gostaria de saber quão alto foi o preço, perdendo sua infância ou tendo esse tipo de vida?

Michael: Bem, você não pode fazer coisas que as outras crianças fazem, tendo amigos e fazendo festas. Não havia nada disso pra mim. Eu não tive amigos quando era pequeno. Meus irmãos eram meus amigos.
Oprah: Existe sempre um lugar onde... -porque você conhece as crianças- porque eu me lembro falando comigo mesma e brincando com minhas bonecas...eu acho que toda criança precisa de um lugar para se refugiar, um mundo de criança, a imaginação de uma criança, teve alguma vez que você pôde fazer isso?
Michael: Não. E é por isso que eu penso que não a tive. Eu me compensei por aquilo. Pessoas sempre se maravilham quando estou com crianças ao meu redor, porque vejo nelas as coisas que nunca tive, sabe, Disneyland, parques de diversão, jogos. Eu adoro todas essas coisas porque quando era pequeno eraapenas trabalho, trabalho, trabalho de um concerto ao outro. Se não haviam concertos eram gravações em estúdio, se não era isso eram apresentações na TV ou sessões de fotos. Sempre tinha alguma coisa para fazer.

Oprah: Smokey Robinson disse isso sobre você, e teve muitas outras pessoas também, que você é como uma alma velha em um corpo jovem.

Michael: Eu me lembro de ouvir isso toda vez quando era pequeno. Eles me chamavam de semi 45 anos onde quer que eu fosse...assim como quando as pessoas falam com você quando é pequeno e você começa a cantar você não acha isso bom? E eu digo que nunca pensei sobre isso. Eu apenas o fiz e isso saiu de mim. Eu realmente nunca pensei nisso.
Oprah: Então aqui está você, Michael Jackson, você teve todos os sucessos, teve muitos sucessos - quatro sucessos de uma vez - e você ficava chorando por não ser como as outras crianças.

Michael: Bem, eu amava a fama e continuo amando a fama, mas algumas vezes você deseja se divertir e essa parte me deixa triste. Eu me lembro uma vez que estávamos nos preparando para ir para a América do Sul e tudo estava embalado e o carro estava pronto para ir e eu me escondi e estava chorando porque eu não queria ir. Eu queria brincar. Eu não queria ir.

 
E falou sobre seu pai:

Oprah: Bem, vamos voltar quando você estava crescendo e sentindo tudo isso, bem, eu creio que foi uma angústia, porque não houve ninguém para brincar a não ser seus irmãos. Você nunca teve festas?
Michael: Nunca.

Oprah: Eu estou maravilhada por você, sendo esse garotinho fofo que todos adoraram e todos indo até você e puxando suas bochechas e te achando bonitinho. E depois veio a fase da adolescência onde tudo é novidade fiquei maravilhada quando você começou a ser adolescente tendo consigo aquela criança super talentosa, essa foi uma época difícil para você?

Michael: Muito, muito, muito difícil, sim. Porque eu acho que toda criança famosa sofre durante esse período porque você não é mais o bonitinho e a criança charmosa que você era. Você começa a crescer, e eles querem te manter pequeno para sempre.

Oprah: Quem são eles?

Michael: O público, e hum, a natureza toma o seu rumo.

Oprah: Ela toma.

Michael: Sim, e eu tive espinhas tão grandes que me deixavam com vergonha. Eu não me olhava. Eu escondia meu rosto no escuro. Eu não queria me olhar no espelho e meu pai me provocava com isso e eu odiava e chorava todo dia.

Oprah: Seu pai te provocava por causa das espinhas?

Michael: Sim e me dizia que eu era feio.
Oprah: Seu pai dizia isso?

Michael: Sim ele dizia. Desculpe Joseph.

Oprah: Como é o seu relacionamento com ele?
Michael: Eu amo meu pai, mas não o conheço.
Oprah: Você está nervoso com ele por ter feito aquilo? Eu acho uma crueldade.
Michael: Se estou nervoso com ele?

Oprah: Porque a adolescência já é difícil o bastante sem um pai dizendo que você é feio.
Michael: Se estou nervoso com ele? Muitas vezes eu fiquei nervoso. Eu não o conheci como gostaria de ter conhecido. Minha mãe é maravilhosa. Para mim ela é a perfeição. Eu apenas desejo poder entender meu pai.

Oprah: Então vamos falar sobre a juventude. Foi quando você começou a se conhecer? Porque obviamente você não falou com o mundo durante 14 anos. Então você se fechou, ficou recluso. Foi para se proteger?

Michael: Eu sinto que não há nada importante pra mim á dizer e esses foram tristes, tristes anos pra mim.
Oprah: Por que tão triste? Porque no palco você esteve atuando, você pegou seus Grammy. Por que tão triste?

Michael: Oh, existiram muitas tristezas sobre meu passado e minha adolescência, sobre meu pai e esses tipos de coisas.

Oprah: Então ele não o provocava, ele ria de você.

Michael: Sim.

Oprah: E ele...ele já bateu em você?

Michael: Sim.

Oprah: E por que ele bateu em você?

Michael: Ele me via, ele me queria, eu imagino...eu não sei se era a sua criança de ouro ou tanto fazia, mas ele era muito rigoroso, muito rígido, muito severo. Apenas um olhar já assustava você.
Oprah: E você tinha medo dele?

Michael: Muito. Havia vezes que ele ia me procurar, eu ficava doente, começava a vomitar.
Oprah: Como criança ou como adulto?
Michael: Ambos. Ele nunca ouviu eu dizer isso. Sinto muito, não fique bravo comigo.

Oprah: Bem eu certamente suponho que todos têm que ter responsabilidade com quem eles deram a vida. E o seu pai é uma daquelas pessoas que também teria que ter responsabilidade.
Michael: Mas eu o amo.

Oprah: Sim...eu entendo isso.
Michael: E eu o estou perdoando.

Oprah: Você realmente o perdoa?

Michael: Eu perdôo. Existe tanta sujeira e lixo escrito sobre mim, e isso é mentira, eles são uns completos mentirosos, e essas são coisas que eu quero falar sobre. A pressão é muito grande...Deus...terrível, histórias horríveis...isso me faz crer que quando você escuta muito uma mentira, você começa a acreditar nela.

Deu a sua versão de algumas histórias a seu respeito:

Oprah: Hum, nós falamos sobre os rumores durante o comercial e são muitos.
Primeiro de tudo eu vim á esta casa preparada para isso e eu olhei por toda a casa, subi escadas enquanto você não estava vendo, procurando por aquela câmara de oxigênio, e eu não encontrei nenhuma câmara de oxigênio em lugar nenhum da casa.


Michael: Esta história é tão maluca, é mais um daqueles tablóides, é completamente uma invenção.

Oprah: (quadro de Michael em uma câmara de oxigênio é mostrada pela câmera)
OK, mas você está em alguma coisa ali, há um quadro seu, de onde veio isso? Como isso começou?


Michael: Isto é...eu fiz um comercial para a Pepsi e eu fui muito queimado e nós ganhamos 1 milhão de dólares e eu doei todo o dinheiro...nós construímos esse lugar chamado de O Centro de Queimaduras de Michael Jackson e é uma central de tecnologia usada para pessoas queimadas, certo. Então eu estava olhando esse centro de tecnologia e decidi ir lá dentro apenas por curiosidade, alguém bateu a foto, quando eles revelaram a fotografia a pessoa que revelou a foto disse, "Oh Michael Jackson". Ele fez uma cópia e essa foto se espalhou pelo mundo com essa mentira junto. É uma mentira, por que as pessoas compram esses jornais? Não é a verdade. Eu estou aqui para dizer. Não julgue uma pessoa, não faça julgamento, ah não ser que tenha falado com elas uma a uma. Eu não me importo com essas histórias, apenas não as considere porque são uma mentira.

Oprah: Você está certo e essa história é como se tivesse criado pernas.

Michael: Isto é loucura. Por que eu iria dormir em uma câmara? (risos)

Oprah: Os rumores são que você estava dormindo numa câmara porque não queria envelhecer.
A suposta câmara de dormir de Michael Jackson. Uma redoma a la Branca de Neves


Michael: Isto é ridículo. É completamente inventado. Eu estou envergonhado. posso perdoar qualquer um, eu ensino todos a amar e a perdoar, que é o que tenho em meu coração, mas por favor não acredite nessas loucuras, nessas coisas horríveis.

Oprah: Você comprou os ossos do Homem Elefante? Você estava tentando os adquirir...
Michael: Não. Essa é outra história estúpida. Eu amo a história do homem Elefante, ele me traz á memória muitas coisas, e eu posso me referir á ela, isso me faz chorar porque eu me vejo na história, mas não eu nunca falei sobre...onde eu colocaria ossos?

Michael: ...E par que eu iria querer ossos?

Oprah: Eu não sei. Então de onde veio essa história?
Michael: Alguém inventou, e todos acreditaram. Se você ouve uma mentira muitas vezes, você começa a acreditar nela.

Oprah: Sim e pessoas ganham dinheiro vendendo tablóides.

Michael: Sim

Falou também sobre o branqueamento de sua pele:

Oprah: OK, vamos então para a coisa que é mais discutida sobre você, ou seja, a cor da sua pele...
é obviamente muito diferente de quando você era jovem, e eu acho que isso causou um grande número de especulações e controvérsias sobre o que você fez ou está fazendo, você está embranquecendo a sua pele, e a sua pele está ficando clara porque você não gosta de ser negro?


Branqueamento da pele de Michael Jackson

Michael: Em primeiro lugar, que eu saiba não há nada que embranqueça a pele. Eu nunca vi isso, eu não sei do que se trata isso.

Oprah: Bem, eles têm esse produto, eu me lembro de crescer sempre ouvindo "sempre use branqueamento e brilho", mas você deve ter 300.000 galões.

Michael: OK, mas em primeiro lugar, essa é a situação. Eu tenho um problema de pele que destrói a pigmentação da minha pele, e é algo que eu não posso me ajudar, OK? Mas quando pessoas inventam histórias que eu não quero ser quem eu sou, isso me machuca.

Oprah: Então é isso...

Michael: Esse é um problema que eu não posso controlar...mas e quanto aos milhões de pessoas que sentam-se ao sol, para parecem mais escuras, para parecem quem não são. Ninguém fala nada sobre isso.

Oprah: Então, quando isso começou? Quando a sua...quando a cor da sua pele começou a mudar?
Michael: Oh, eu não...algum tempo após Thriller, em torno de Off The Wall, Thriller, algum tempo em torno disso.

Oprah: Mas no que você pensou?
Michael: Está na minha família, meu pai disse que é do seu lado. Eu não posso controlar isso, eu não entendo, isso me deixa muito triste. Eu não quero falar sobre meu histórico médico porque é pessoal, mas é a situação até aqui.

Oprah: OK, eu só quero que seja honesto, você não está tomando nada para mudar a cor da sua pele?

Michael: Oh Deus não, nós tentamos controlar isso usando maquiagem contra isso porque causava manchas na minha pele.
Eu tentei igualar a minha pele. Mas sabe o que é engraçado, por que isso é tão importante? Isso não é importante pra mim. Eu sou um grande fã de arte. Eu amo Michelangelo, se eu tivesse uma chance de falar com ele ou ler sobre ele, eu gostaria de saber o que o inspirou a ser o que ele é, a anatomia de sua destreza, e não com quem ele esteve na noite passada...o que há de errado nisso...Eu sei que isso é o importante pra mim.

E ainda confessou algumas cirurgias plásticas:

Oprah: Quantas cirurgias plásticas você fez?

Michael: Muito, muito poucas, eu digo que você pode contar nos meus dois dedos, vamos fazer assim, se você quiser saber essas coisas, todas as pessoas do mundo, leiam meu livro Moonwalk está tudo no meu livro.
Você sabe,vamos levar por esse lado, se todas as pessoas de Hollywood que fizeram cirurgia plástica, se todos eles saíssem de férias, não teria uma só pessoa na cidade.

Oprah: Hmmm, Eu creio que você esteja certo.

Michael: Eu sei que estou certo. Ela ficaria tão vazia.

Oprah: Você começou a fazer cirurgias plásticas por causa da sua juventude por não gostar do caminho que aquilo seguia?

Michael: Não, não exatamente. Foram por apenas dois motivos. Sério, leia meu livro, não é uma má idéia.

Oprah: Você não quer falar disso comigo? Você mexeu no seu nariz, obviamente.
Michael: Sim, e fiz isso com muitas pessoas que conheço.

Oprah: E então, quando você escuta todas essas coisas sobre você, e sabe que existem mais.
Michael: Eu nunca mexi nas maçãs do meu rosto, nunca mexi nos meus olhos, nunca mexi nos meus lábios e todas essas coisas, eles mudaram sozinhos.

Oprah: Você está satisfeito com o rumo que...

Michael: Eu nunca estou satisfeito com nada, eu sou perfeccionista, faz parte de quem eu sou.

Oprah: Então quando você se olha no espelho agora e vê a sua imagem há dias em que você diz que gosta, ou que gosta de como seu cabelo...
Michael: Não, eu nunc...
Oprah: ...ou eu estou bonito hoje...
Michael: ...(risos)...bonito hoje...não, eu nunca estou satisfeito comigo mesmo. Não, eu tento não me olhar no espelho.

Falou também sobre sua dança sexy:

Oprah: Eu tenho que te perguntar isso, muitas mães em minha audiência me pediram para lhe fazer essa pergunta. Por que você pega seu "pau".
Michael: (risos) Por que eu seguro meu "pau".

Oprah: Você tem alguma coisa com seu "pau".

Michael: Eu acho que isso acontece subitamente. Quando você está dançando, sabe, você está apenas interpretando a música e os sons e o acompanhamento. Se existe uma base se há um ritmo, se há uma corda, você se torna uma emoção daquele som. Então se estou fazendo um movimento e "Bam" e eu me pego isso é...isso é a música que me força a fazer isso.
Não é um bom lugar para descer a mão, você não pensa sobre isso, isso apenas acontece. Muitas vezes eu olho na filmagem e digo..."Eu fiz isso?", então eu sou um escravo do ritmo...

Falou sobre sua relação com Brokie Shields e como tenta manter sua privacidade:

Oprah: Você sai, tem encontros?
Michael: Sim.

Oprah: Quem você encontra?

Michael: Bem agora é a Brooke Shields. Nós tentamos não estar em todo lugar, ir em todo lugar, geralmente é em casa. Ela vem aqui. Eu vou á casa dela, porque eu não gosto de sair em público.

Oprah: Você está apaixonado?

Michael: Sim.

Oprah: Por Brooke Shields?

Michael: Sim, e outra garota.

Oprah: E outra garota? Deixe-me perguntar isso, é muito vergonhoso pra mim te perguntar isso, mas perguntarei assim mesmo, você é virgem?

Michael: Uhhh... Como você me pergunta uma coisa dessa?

Oprah: Eu só queria saber.

Michael: Eu sou um cavalheiro.

Oprah: Você é um cavalheiro?

Michael: Eu sou um cavalheiro.

Oprah: Eu devo interpretar que você acredita que uma dama é uma dama e conseqüentemente...

Michael: Isso é uma coisa pessoal. Eu disse, disse que não deveria ser falado sobre minha privacidade. Você pode me perguntar sobre velhas modas se quiser, mas, sabe, eu digo que isso é muito pessoal.

Oprah: Então você não irá responder isso?
Michael: Eu estou envergonhado.


No início da entrevista Oprah afirmou que Michael tinha concordado em ser questionado sobre qualquer aspecto de sua vida. Oprah questionou Michael sobre muitos aspectos de sua vida. Sobre sua infância e os abusos que sofreu de seu pai, bem como trabalhar muito, perdendo seus anos de infância. Michael declarou como ele freqüentemente se sentia muito solitário como uma estrela infantil.

"Eu fazia aulas com um tutor durante três horas e logo depois que eu ia para o estúdio de gravação e trabalhava duro, e eu gravava por horas e horas até que a hora de ir dormir. E eu me lembro de ir ao estúdio gravar e havia um parque do outro lado da rua e eu via todas as crianças brincando e eu chorava porque queria poder brincar, mas invés disso tinha que trabalha.”

Oprah perguntou Michael sobre sua irmã LaToya e um livro dela, porém Michael não tinha lido o livro e apenas disse: "Eu só sei que eu amo minha irmã."

Eles mostraram o que era para uma estrela infantil crescer no centro das atenções. Michael disse que seu pai ria e fazia piadas dele por causa das espinhas e o chamava de feio. Quando perguntado sobre seu relacionamento com seu pai Michael disse: "Eu amo meu pai, mas eu não o conheço". De sua mãe, ele afirmou: "Minha mãe é maravilhosa. Para mim ela é a perfeição."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...